UZI magazine
 Disco da semana  Filme da semana  Agenda cultural  Roteiro
 »Early  »Wanda  »Quintas de Leitura  »Sacramento Bar
i
ndex
   
m
úsica
  notícias
  comentários
  uzi_chart
  fib 2004
   
c
inema
  notícias
  comentários
  ante-estreia
  cine cartaz
   
d
iscurso directo
   
a
genda cultural
   
o
olho de Dalí
   
v
iva las vegas
   
u
zine
  manifesto
  galeria
  links
  ficha técnica
   
 
 
 
index » agenda cultural
 
Monstra 2004
 
Monstra 2004
 
De 6 a 16 de Maio - Cinema S. Jorge - Lisboa
Mantendo o seu objectivo inicial de constituir um espaço privilegiado para a divulgação, discussão e aprendizagem do cinema de animação que se realiza um pouco por todo o mundo, a MONSTRA tem destacado cinematografias e autores de animação.

Depois do Brasil e da República Checa, a MONSTRA 2004 propõe-se dar especial destaque e homenagear a cinematografia francesa.

Foi em França que se realizou a primeira projecção de desenhos animados, ainda no pré-cinema, através do Teatro Óptico de Emile Reynaud. Foi aqui que os irmãos Lumière realizaram a primeira projecção pública do cinematógrafo e onde foi realizado o primeiro desenho animado na história do cinema de animação.

O Programa da Monstra reflecte este pioneirismo, mas também o percurso de uma das mais importantes cinematografias modernas do mundo da animação, baseando-se em quatro grandes vectores: a história, os estúdios, os autores mais importantes e a formação. Reunidos num conjunto de filmes, autores, homenagens, retrospectivas, ateliers e seminários que irão transformar o cinema São Jorge, por duas semanas, na capital do cinema de animação francês.

A História
O destaque vai, naturalmente, para a abertura, onde serão apresentados pela primeira vez em Portugal os primeiros filmes da história do desenho animado mundial, numa retrospectiva da obra de Emile Cohl. A acompanhar a projecção, uma banda de música electrónica irá criar o ambiente da primeira década do século XX, utilizando instrumentos do século XXI. A apresentação ficará a cargo de Pierre Courtet Cohl, neto e colaborador do realizador francês.
A homenagem será complementada por uma exposição de desenhos e fotogramas de filmes de Emile Cohl, que estará patente ao público durante todo o evento.

Os Estúdios
A representar a produção contemporânea, destaque para dois dos mais conceituados estúdios de animação:

La Fabrique - Criado nos anos 60 por Jean François Laguionie e Bernard Palácios, este estúdio foi pioneiro na criação de novas estéticas na animação mundial. Premiado mundialmente pela qualidade e pela poesia das suas obras, mantém os seus padrões de qualidade, mesmo quando pressionada pelos novos mundos e tempos de produção.

Na Monstra, poderemos ver dois programas deste estúdio: um de curtas e uma retrospectiva de quarenta anos de produção, apresentada ao vivo por Jean François Laguionie, que fará também um seminário sobre a realização em cinema de animação, aberto a jovens realizadores e animadores.
O segundo programa da La Fabrique será dedicado à última produção deste estúdio. A estreia Ibérica da longa-metragem L’ille de Black Mor, de Jean François Laguionie. Para apresentar o filme estará presente o realizador e a directora de arte.

Folimage - Estúdio criado nos anos 80 por um grupo de jovens autores que queriam usar o cinema de animação como forma de expressão, intervenção e de arte. O estúdio tem pautado a sua acção pela grande fidelidade aos princípios da qualidade e da internacionalização, criando um programe de Residência, que proporciona a jovens autores de todo o mundo as condições para a realização do seu projecto pessoal.
Esta abertura tem valido ao estúdio um enorme reconhecimento e a realização de obras de arte da animação mundial, vencedores do Cartoon D’Or (óscar para os melhores filmes de animação europeus) e candidato aos Óscares.

Terá lugar também uma estreia absoluta: La prophetie dê Grenouilles (A profecia das rãs), a primeira longa-metragem do estúdio e grande sucesso mundial, estreada em Janeiro deste ano, em França. Para apresentar o estúdio, os filmes e para realizar um Master Class sobre a realização de uma série em marionetas, Pascal Le Notre, um dos fundadores do estúdio e realizador de grandes êxitos como Hôpital Hiltop (Hospital Hiltop), série de televisão infantil de grande sucesso, já na sua quinta edição.

Os autores, a homenagem
A MONSTRA será marcada pela primeira homenagem internacional a realizar a Renê Laloux, realizador de grande talento, artista de craveira mundial, autor de grandes filmes premiados e aclamados por todo o mundo.
Rene Laloux, que faleceu no passado dia 14 de Março, será lembrado por algumas das suas maiores obras. Les Escargots e La planete Sauvage, realizadas em colaboração com o desenhador Rene Topor, e Les maitres du temps, realizado em colaboração com Moebius, desenhador e autor de banda desenhada.
A apresentação desta homenagem estará a cargo de Jean François Laguionie, amigo de longa data do realizador.

Ainda nos autores, destaque para uma sessão dedicada aos “não alinhados”. Um conjunto de realizadores que têm uma obra magnífica, realizada de forma mais ou menos independente. Destes destaque para: Florence Miaille, Serge Elizarde, Marie Pacou e Jean Ruback.

Um outro momento importante na Monstra dedicada à França, será uma retrospectiva do festival E. Magiciens. Festival de animação, dedicado exclusivamente às imagens e movimentos produzidos digitalmente. Esta retrospectiva será apresentada pelo director do Festival.

Ainda ligada à vanguarda da animação, duas sessões dedicadas aos melhores filmes realizados nas mais de 10 escolas superiores de animação existentes em França. Entre a vasta quantidade e qualidade de obras produzidas, será feita uma selecção de 3 ou 4 filmes de cada escola, para apresentar os futuros realizadores de animação franceses.

A formação
A formação ocupa um lugar de destaque, nesta edição. Este ano terá duas acções mais aprofundadas:

Uma dedicada à família que quer aprender a arte da animação, a que chamaremos: Oficina de animação e fascinação para pais e filhos, coordenado por Fernando Galrito e a realizar no Museu da Marioneta.

Um Master Class de animação em volumes, dirigido a realizadores e animadores, coordenado por Pascal Le Notre, director do estúdio Folimage e realizador das séries de animação em volumes: Hiltop Hôpital e Mon âne, ambas para crianças.

Haverá ainda lugar para a realização de três seminários:
A poesia do movimento animado, seminário com o realizador, professor e coordenador pedagógico do CNBDI (Centre Nacional de La Bande Designer e de L’image Numerique) José Xavier, dirigido a todos os amante de cinema.

A realização de uma Longa-metragem, conversa com o realizador Jean François Laguionie a propósito da sua última longa-metragem L’ille de Black Mor.

A realização de animação digital, conversa seminário com o director do festival E. Magiciens, realizador e professor da escola de animação Supinfocom.

As exposições
No campo das exposições destaques para:

Desenhos e fotogramas de Emile Cohl
Exposição de homenagem a Emile Cohl, constituída por 35 quadros com desenhos, caricaturas e fotogramas originais do “pai” do desenho animado.

Retrospectiva Folimage
Exposição constituída por originais de desenhos e marionetas de filmes realizados e produzidos pelo estúdio.

L’ille de Black Mor
14 Quadros de grande qualidade que ilustram os momentos chave da construção da longa metragem. A exposição será ainda complementada por desenhos originais assinados pelo autor e por dois livros baseados na obra.

A fechar a noite, no foyer/bar do Cinema São Jorge, entre as 24h00 e a 01h00 da manhã, filmes e conversas sobre o cinema de animação em torno de uma bebida.

Programa:
Quinta-feira, 06 de Maio de 2004
Sessão 01 - 21h30 - Foyer
Inauguração das Exposições de:
* Desenhos e fotogramas de Emile Cohl,
* Desenhos e story-board do filme L’ile de Black Mor de Jean François Laguionie
* Desenhos, story-boards e marionetas do Estúdio Folimage
(Com a presença de Pierre Courtet Cohl e Jean François Laguionie)

Sessão 02 - 22h00 – Sala 1
Projecção de filmes de Emile Cohl
Primeiros filmes de desenhos animados na história do cinema de animação
Sessão acompanhada por música electroacústica ao vivo
Apresentação de Pierre Courtet Cohl

Sessão 03 - 22h45 - Sala 1
1ª Sessão de homenagem a René Laloux
Les maitres du temp, filme realizado a partir de desenhos de Moebius
Apresentação de Jean François Laguionie e Paiva Boleu
No final debate no Foyer/bar sobre a obra do realizador

Sexta-feira, 07 de Maio de 2004
Sessão 04 - 15h00 - Sala 3
Sessão para escolas – Programa 1
Curtas-metragens de animação
No final haverá uma pequena animação com os alunos presentes

Sessão 04a - 18h00 - Sala 3
Sessão para escolas profissionais e técnicas
Animais Animados – curtas-metragens

Sessão 05 - 22h00 – Sala 3
Retrospectiva do estúdio La Fabrique
Apresentação de Jean François Laguionie fundador do Estúdio

Sessão 6 – 24h00 – Foyer/Bar
2ª Sessão de homenagem a René Laloux
Curtas-metragens realizadas em parceria com Topor, Caza e Moebius
Apresentação de Paiva Boleu

Sábado, 08 de Maio de 2004
Sessão 07 - 16h00 - Sala 3
Sessão para pais e filhos
Príncipes e Princesas de Michel Ocelot
(estreia nacional) Legendado em Inglês

Sessão 08 - 22h00 - Sala 3
Estreia Ibérica da longa-metragem L’île de Black Mor de Jean François Laguionie
Apresentação com a presença do realizador

Sessão 09 - 24h00 – Foyer/Bar
Os não Alinhados 1
Curtas-metragens de Jean Rubak, Clair Foquet e Serge Elissade

Domingo, 09 de Maio
Sessão 10 - 16h00 – Sala 3
Sessão para pais e filhos
Kiricou et la sourcière de Michel Ocelot

Sessão 11 - 18h30 – Sala 3
Apresentação da Longa-metragem L’île de Black Mor de Jean François Laguionie

Quarta-feira, 12 de Maio
Sessão12 - 15h00 - Sala 3
Sessão para escolas – Programa 1
Curtas-metragens de animação
No final haverá uma pequena animação com os alunos presentes

Sessão12a - 18h00 - Sala 3
Sessão para escolas profissionais e técnicas
Contos Modernos da animação francesa - Curtas-metragens de animação

Sessão13 - 22h00 – Sala 3
Os não alinhados 2
Curtas metragens de Florence Miailhe e Bruce Krebs
Apresentação de Jean Claude Palluau professor e director do Collodion Humide

Quinta-feira, 13 de Maio
Sessão14 - 15h00 – Sala 3
Sessão para escolas – Programa 2
Os melhores das escolas de animação
No final haverá uma pequena animação com os alunos presentes

Sessão14a - 18h00 - Sala 3
Sessão para escolas profissionais e técnicas
Corridas, perseguições e policiais animados
Curtas-metragens de animação

Sessão15 - 22h00 – Sala 3
A animação e a poesia
Filmes e conversas sobre cinema de animação
Debate sobre o cinema de animação com José Xavier
(realizador e director pedagógico do LIN/CNBDI)

Sessão16 - 24h00 – Foyer/Bar
Os melhores das Escolas de Cinema de Animação Francesas
Debate sobre o ensino da animação

Sexta-feira, 14 de Maio
Sessão17 - 15h00 – Sala 3
Sessão para escolas – Programa 3
Kirikou e a Feiticeira, de Michel Ocelot
No final haverá uma pequena animação com os alunos presentes

Sessão17a - 18h00 - Sala 3
Sessão para escolas profissionais e técnicas
Descolagem animadas - Curtas-metragens de animação

Sessão18 - 22h00 – Sala 3
Best Of E. Magicien – animação digital
Escolha de Marie-Anne Fontenier (directora do festival)
Apresentação de Marie-Anne Fontenier directora do Festival e da Escola Supinfocom

Sessão19 -24h00 – Foyer/Bar
Os melhores da Escola Supinfocom
Debate sobre animação digital com a participação da directora da Escola e de José Xavier

Sábado, 15 de Maio
Sessão 20 -16h00 – Sala 3
Sessão para pais e filhos
Curtas-metragens de Florence Miailhe, Bruce Krebs e Jean Rubak

Sessão 21 -18h00 – Sala 3
Best Of E. Magicien – animação digital
Escolha de Marie-Anne Fontenier (directora do festival)

Sessão 22 - 22h00 – Sala 3
Sessão retrospectiva do Estúdio Folimage
Curtas-metragens de vários realizadores
Apresentação de Pascal Le Notre - Realizador e um dos fundadores do Estúdio

Sessão 23 – 24h00 – Foyer/bar
Encerramento da Monstra com uma maratona de animação

Formação
Oficina de Animação e Fascinação para Pais e Filhos
Museu da Marioneta
8 e 9 Maio das 10h00 às 13h00
Coordenação – Fernando Galrito, professor e realizador de cinema de animação

O cinema de animação, enquanto arte da imagem em movimento, apresenta características abrangentes. A sua prática, implica o desenvolvimento de conhecimentos em áreas tão vastas como: a linguística, as ciências sociais, a física, a matemática, o desenho ou as artes visuais. Leva ainda ao conhecimento dos seus realizadores, as linguagens audiovisuais e o conhecimento e a prática das tecnologias e ferramentas analógicas e digitais.
Pretende-se com esta oficina levar à compreensão do fenómeno da persistência retiniana e da ilusão do movimento, através de jogos lúdicos e animados onde a capacidades de fascinação da animação serão experimentadas e experienciadas, levando à descoberta da animação em exercícios simples por pais, filhos e amigos.

Master Class de Animação em Volumes
Cinema São Jorge – Sala 3
12, 13 e 14 de Maio das 09h30 às13h00 e das 14h30 Às 16h30
Dirigido a realizadores, animadores e alunos de animação.
Coordenação - Pascal Le Notre

Programa do Master Class:
1. Marionetas – Fabricação e problemas de escala
2. Problemas de Plateau – fixações, regulação, estruturas de animação, line test
3. Cenários, texturas, materiais, iluminação e captação de imagem
4. Movimentos de câmara – do controlo imagem por imagem à câmara à mão
5. Animação – especificidade do story-board e lipsyng
6. Formatos para TV e filme. Montagem de projectos pilotos. Exemplo da montagem de um projecto com um parceiro europeu – Hôpital Hilltop
Seminário - A Realização de Uma Longa-Metragem,
Cinema São Jorge
7 de Maio das 10h00 às 13h00 – Bar / Fyer
Dirigido a realizadores e estudantes de animação.
Coordenação - Jean François Laguionie, realizador de L’ille de Black Mor

Debates
Integrados nas respectivas sessões de projecção

A Poesia do Movimento Animado
13 de Maio às 22h00
Cinema São Jorge – Sala 2
Dirigido a profissionais, estudantes e ao público em Geral
Coordenação – José Xavier, professor e director pedagógico do CNBDI

Por detrás das palavras há muito movimento. As imagens animadas são, no entanto, apenas imagens fixas. É esta a dicotomia o ponto de partida para a apresentação de José Xavier, sobre as imagens, a ilusão do movimento e a narrativa. Uma conversa entrecortada com muitos filmes À mistura

A Realização de Animação Digital
14 de Maio 22 horas
Cinema São Jorge – Sala 2
Dirigido a realizadores e estudante de animação,

Marie-Anne Fontenier, enquanto directora do festival E.Magiciens e professora e directora de uma das escolas de animação digital mais importantes, a Supinfocom, tem desenvolvido conceitos e pesquisas em torno desta temática que a têm levado a muitas Universidades para conferência e workshops. É esta sua experiência, ilustrada com muitos filmes, que serão o leitmotiv para conversas e debates em torno desta temática.(JM)
 «
 
 

 

   

© UZI magazine 2004
2024-03-29
alojamento: RealFastMedia.com