UZI magazine
 Disco da semana  Filme da semana  Agenda cultural  Roteiro
 »Early  »Wanda  »Quintas de Leitura  »Sacramento Bar
i
ndex
   
m
úsica
  notícias
  comentários
  uzi_chart
  fib 2004
   
c
inema
  notícias
  comentários
  ante-estreia
  cine cartaz
   
d
iscurso directo
   
a
genda cultural
   
o
olho de Dalí
   
v
iva las vegas
   
u
zine
  manifesto
  galeria
  links
  ficha técnica
   
 
 
 
index » música » notícias
 
Quem é Tom Wieland?
 
Quem é Tom Wieland?
 
Tom é parte integrante do projecto Les Gammas que assinou pela Compost o aclamado album ‘Exercise de style’.

Quando não está ocupado no estúdio com Marc frank ou Jochen Helfert, Tom Wieland viaja pelo mundo fora entregando-se de corpo e alma à arte do DJ-ing. E com uma agenda muito prenchida, com aparições regulares em clubes como o Fusion de Estocolmo (Suécia), Root Down de Rainer Truby (Freiburgo), Kontrapunkt em Zagreb (Croácia) ou o Plastic People em Londres.

A sua reconhecida selecção ecléctica aliada a um profundo conhecimento das correntes jazzísticas de leste fazem dos sets de Tom Wieland uma autêntica odisseia sonora de encontros e cruzamentos inesperados que marcam o tempo e o espaço. Tom é juntamente com Marc Frank (outro Les Gammas) fundador de uma das mais antigas noites da cena Jazz-not-jazz: o Vibe Club em Augsburg.

Actualmente Tom tem um novo projecto (Panoptikum) juntamente com o seu companheiro de sempre Marc Frank direccionado para a fusão tecnológica com as texturas orgânicas do jazz de leste. O resultado desta nova faceta musical onde o funk parece também estar presente de uma forma preponderante pode ser ouvido através da editora Cosmic Sounds de Londres.

Outra das actividades de Tom Wieland é a radio. O seu ‘Trans Europe Express’ pode ser ouvido uma vez por mês dentro do programa de Rui Torrinha ‘Cooltronica’ (0h-1h) na R.U.M. em 97.5 FM (Braga) para além de outras estações espalhadas pelo globo como: Radio 101 em Zagreb (Croácia), Beograd 202 (Servia), Radio Tilos em Budapeste (Hungria) e Freies Radio ULM (Alemanha). A importância de divulgar as novas tendências da música urbana tem tido um importante papel no percurso de Tom, daí a radio se revelar um importante veículo.

Com todas estas facetas e com o reconhecido estatuto de um dos mais interessantes DJs europeus da cena ecléctica (verifiquem o volume Playground da Ecco Chamber com os Les Gammas) Tom Wieland faz duas aparições em Portugal para actuação como DJ trazendo consigo uma mala cheia de novidades sonoras para ouvir e dançar sem descanso.

Recentemente Tom Wieland compilou para a editora de Munique Perfect Toy um punhado de faixas dos novos estetas vindos da cortina de leste onde se revelam alguns dos mais excitantes e emergentes produtores daquela região mundial. A compilação chama-se Panorama: Nu Europa Phusion e pretende dar a conhecer ao outro lado do mundo aquilo que esteve escondido durante muito tempo, que é como quem diz um novo mundo a descobrir.

É dentro desta perspectiva que Tom Wieland se desloca ao Porto (Swing 16.04) e a Braga (Metamorphose 17.04) como convidado do Cooltronica F.I.L.E., um projecto que enfrenta agora um novo passo de crescimento ao sair do estúdio e assumindo uma componente mais social em vários locais públicos na divulgação das novas tendências da música electrónica em Portugal. A partir de Maio, Famalicão vai também poder sentir também o Cooltronica F.I.L.E.(GR)
 «
 
Agenda Swing-Porto16.04 | Metamorphose-Braga 17.04
Site oficial www.compost-records.com
 

 

   

© UZI magazine 2004
2024-03-29
alojamento: RealFastMedia.com