Sinopse
É a história de uma família italiana do fim dos anos 60 até aos nossos dias. No centro da história, dois irmãos: Nicola e Matteo. No início, partilham os mesmos sonhos, as mesmas esperanças, leituras, amizades. Até ao dia em que o encontro com uma jovem rapariga com problemas psíquicos ditará o destino de cada um e separará os seus caminhos: Nicola decide estudar Psiquiatria e Matteo abandona os estudos e entra na Polícia.
O pai de ambos, Angelo, é um pai e um marido afectuoso. A mãe, Adriana, é uma professora que gosta tanto dos alunos como dos filhos. A família é ainda composta por Giovanna, a filha mais velha, que entrou na magistratura muito cedo, e Francesca, a mais nova, que se vai casar com Carlo, o melhor amigo de Nicola. Carlo vai ocupar um cargo importante no Banco de Itália, o que o torna um alvo importante dos terroristas durante os anos de chumbo.
Esta é a família.
E para além de todos eles, há ainda Giulia, o grande amor de Nicola que dará à luz Sara. E Mirella, que se cruzara, em diferentes épocas, com os dois irmãos.
Todos eles vão fazer reviver acontecimentos e lugares que tiveram um papel crucial na história de Itália: das cheias de Florença à luta contra a Máfia, dos grandes jogos de futebol da Itália contra a Coreia e a Alemanha às canções que marcaram gerações, da cidade de Turin dos anos 70 à Milão dos anos 80, dos movimentos estudantis terroristas, da crise dos anos 90 à tentativa de inovação e construção de um país moderno.
As personagens perseguem os seus sonhos atravessando a História: crescem, magoam-se, criam novas ilusões em que apostam todas as suas energias. Como todas as pessoas. Como todos nós.
La Meglio Gioventù - A Melhor Juventude, título de uma recolha de poemas de Pasolini mas também uma velha canção dos caçadores dos alpes italianos é o fresco de uma geração que – apesar de todas as suas contradições, ingenuidade, violência ou mesmo uma raiva deslocada – se esforçou por não se resignar, não baixar os braços e tentar tornar um mundo em algo um pouco melhor. « |